Comunicado – 11 de Abril de 2015

O Conselho Nacional do Médico Interno foi recentemente submetido a eleições, juntamente com os restantes Colégios da Ordem dos Médicos. A tomada de posse dos novos membros será no dia 30 de abril no Porto.

Neste momento de transição, temos desenvolvido um esforço conjunto para que os assuntos mais prementes do Internato Médico se resolvam da melhor maneira possível. Nas últimas semanas vários assuntos têm vindo a ser tratados, tendo o CNMI estado sempre activo. Assim, vimos por este meio comunicar algumas novidades que julgamos serem do interesse de todos.

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos decidiu que a bibliografia para a próxima Prova Nacional de Seriação será a 19.ª edição do livro Harrison’s Principles of Internal Medicine. Esta decisão do CNE será comunicada à ACSS, que deverá posteriormente confirmar a utilização desta edição no Aviso de Abertura do Concurso.

Será brevemente publicado o novo Decreto-Lei e a Portaria que regulam o Internato Médico. Neste longo processo, o CNMI através da Ordem dos Médicos, esteve presente nas diferentes fases do processo de revisão, tentando sempre sugerir melhorias no documento.

Apesar deste esforço, muitas das nossas sugestões não foram introduzidas na versão final, algumas das quais consideramos cruciais para um Internato Médico de qualidade.

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos irá nomear uma Comissão para a revisão do Decreto-Lei e respectiva Portaria, onde o CNMI estará representado, defendendo os interesses dos internos. Esta decisão do CNE é totalmente apoiada pelo CNMI e consideramos crucial começar desde já a trabalhar na revisão destes documentos.

—–

Qualquer dúvida contacta-nos para medicointerno@gmail.com

//]]>